Livros que me ensinaram algo

E aí meus baixinhos queridos! Tudo bem com vocês? Hoje a postagem será totalmente diferente, mas ao mesmo tempo a mesma coisa que falo com vocês, pois irei debater sobre alguns enredos "em si" que estão a vista nos livros. Espero que gostem! Vamos lá?


Homossexualidade

Já falei em uma postagem aqui do blog sobre esse assunto e não custa nada relembrar o que foi dito! Primeiramente a Homossexualidade refere-se à característica, condição ou qualidade de um ser que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero. Enquanto orientação sexual, a homossexualidade se refere a "um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas" principalmente ou exclusivamente entre pessoas do mesmo sexo; "também se refere a um indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual."

É o caso de Apenas um Garoto
Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa.
Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco.
O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.
Esse livro mostra a vida de um garoto assumido que não aguentava mais ser conhecido apenas como o garoto gay da escola e que resolve começar do zero em um novo colégio.

Nessa leitura você aprende que nem tudo é como você pensa, recebe um tapa na cara por ser afobado e julgar os outros que não lhe julgam! Tem resenha aqui no blog é só CONFERIR.


Síndrome de Asperger

Falei sobre essa doença na resenha do livro que irei citar nessa categoria, mas vamos relembrar um pouco o que é a Síndrome de Asperger?! Também conhecida por Transtorno de Asperger ou simplesmente Asperger é uma condição neurológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Difere de outros transtornos do espectro autista pelo desenvolvimento típico da linguagem e cognição. Embora não seja fundamental para o diagnóstico, ser fisicamente desajeitado e ter uma linguagem atípica ou excêntrica são características frequentemente citadas pelas pessoas com a síndrome.

Se você não tem estomago para entender o que se passa com esse tipo de pessoa, lhe aconselho a não ler o livro "O primeiro dia do resto da nossa vida", pois é um livro que deixa qualquer um sem reação e faz refletir bastante sobre sua vida.

O primeiro dia do resto da nossa vida
Tess e Gus foram feitos um para o outro. Só que eles não se encontraram ainda.
E pode ser que nunca se encontrem... Tess sonha em ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controle da família e descobrir sozinho o que realmente quer ser. Por um dia, nas férias, os caminhos desses dois jovens de 18 anos se cruzam antes que os dois retornem para casa e vejam que a vida nem sempre acontece como o planejado.
Ao longo dos dezesseis anos seguintes, traçando rumos diferentes, cada um vai descobrir os prazeres da juventude, enfrentar problemas familiares e encarar as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo indica que é impossível que um dia eles se conheçam de verdade... ou será que não?
O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.
Caso você não saiba eu tinha Tetralogia de fallot uma doença do coração que é uma má-formação congênita do coração composta de quatro elementos, por isso a denominação “tetralogia”, e  Fallot é o sujeito que descreveu esta doença. Encontram-se: 1-A CIV, ou Comunicação Interventricular, ocorre quando existe um orifício ou “buraquinho” entre as duas câmeras do coração chamados de ventrículos (esquerdo e direito), 2-Dextroposição da aorta, que significa um desalinhamento para a direita da aorta ao sair do coração, 3-Obstrução de ventrículo direito, ocorre portanto uma dificuldade de passagem de sangue pobre em oxigênio para os pulmões e 4-Hipertrofia ventricular direita, devido ao excessivo trabalho do ventrículo direito, o músculo aumenta de massa, principalmente de espessura.

Eu entendo muito bem o que é depender das outras pessoas e uma criança com alguma doença, seja lá qual ela for, necessita e muito dos cuidados da família. Esse livro me deu vários tapas na cara que me diziam, acorda pra realidade você está vivo e é o que importa! Por isso eu digo para vocês que estão pensando em tirar a vida, olhem só para essas crianças que carregam fardos pesados elas não tem culpa de serem assim e vivem tranquilamente porque você não viveria também? Confiram a RESENHA.


Cegueira

Não vou falar muito sobre esse assunto, mas existem tantas pessoas que não enxergam um palmo na frente do seu nariz e vivem como se fossem alguém que consegue enxergar até o mais belo dos arco-íris. Um livro que tem esse tema em foco é "Surpreendente!".

Surpreendente!
Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.
A vida não para de me ensinar e agradeço a Deus por ter a honra de conhecer diversas obras que me ensinam muito. Esse livro me fez aprender a viver cada dia como se fosse o último, pois nunca sabemos o dia de amanhã! Confiram a RESENHA.


Espiritismo

Caso você não saiba tem um livro que passa a mensagem "mesmo que não percebemos" de espiritismo.

É o caso de Todo dia
Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrarem a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.
Que me fez aprender que existe sim vida depois da morte e que um dia iremos voltar... Se você não sabe, espiritismo é uma doutrina religiosa e filosófica mediúnica ou moderno espiritualista. Foi "codificada" (ou seja, tomou corpo de doutrina - pela universalidade dos ensinos dos espíritos) pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec. Depois de observar e analisar as mesas girantes, o professor Rivail ficou intrigado com o fato de que como poderia a mesa se mover se não havia músculos ou formular respostas se não um cérebro. E foi o próprio fenômeno que teria respondido: "Não é a mesa que pensa! Somos nós as almas dos homens que viveram na Terra".

Já resenhei esse livro aqui no blog é só CONFERIR.


Cultura

Agora irei falar de um tema que é muito evidente em vários livros que é a Cultura. Existem muitas obras que mostram e fazem a gente aprender com a leitura sobre determinado lugar. O livro que irei mostrar é nacional e me fez aprender sobre o Brasil.

Falo de Picta Mundi
"Já pensou se existisse um universo paralelo dentro de quadros,
repleto de segredos, perigos e aventuras?
Você o enfrentaria por quem ama?
Letícia, sim."
A vida da jovem Letícia virou de cabeça pra baixo após a morte de Raul, seu pai. Até mesmo o colégio onde estuda, o renomado Dippel – um reduto de jovens prodígios, perdeu a pouca graça que tinha. Mas as coisas começam a mudar quando descobre que o desaparecimento de Felipe, o aluno mais promissor do colégio, e a morte de Raul poderiam estar interligados. Daniel, irmão de Felipe, afirma que Raul pode estar vivo, mas, assim como seu irmão, preso em um mundo paralelo dentro de quadros, Picta Mundi. Ao que tudo indica, porém, Raul desaparecera ao procurar os objetos mágicos que os libertariam daquele universo. Agora, somente Letícia pode ajudá-los. Para isso, terá que entrar em Picta Mundi e, junto com Felipe, procurar por seu pai e reunir os itens mágicos. A tarefa não será nada fácil. Em meio a várias aventuras em quadros que retratam momentos da história do Brasil, como os bailes de máscara do início do século XX ou uma aldeia de índios tupinambás no século XVI, eles terão seus conhecimentos e coragem testados em enigmas, passagens secretas, e confrontos com seres perigosos, liderados pelo maligno Donato, que também está atrás dos itens mágicos, mas com o objetivo de usá-los para o mal: dominar Picta Mundi.
É um livro que nos ensina muita coisa e vale a pena ler! Tem resenha aqui no blog é só CONFERIR.


Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado dessa postagem, comentem aí em baixo o que acharam e se for a sua primeira vez aqui no blog, lhe convido a seguir minhas redes sociais... No mais é isso, muito obrigado pela sua atenção e até a próxima. Tchaau

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário