Vamos Conversar? Onde surgiu o gênero FANTÁSTICO

E aí meus baixinhos queridos! Tudo bem com vocês? A partir de hoje trarei uma série de postagem falando da onde surgiu o determinado gênero literário e indicar para vocês alguns livros do mesmo, espero que gostem e vamos a postagem?


Primeiramente a Literatura fantástica é um gênero literário em que narrativas ficcionais estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade, pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita.

A literatura fantástica tornou-se, especialmente nas últimas décadas do século XX, um importante tópico da literatura contemporânea, sendo alvo de diversas análises literárias, nas quais se inclui a do livro O Fantástico (1988), de Selma Calasans Rodrigues, doutora em Letras e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na obra, Selma Rodrigues tenta introduzir o tema de uma maneira didática e sintetizada, devido às poucas páginas do livro (80 p.) e ao caráter da série à qual pertence, que é destinada principalmente ao público universitário que pretende ter uma visão geral sobre o tema... Caso quiser saber mais sobre o gênero leia [essa postagem].

Imagem do site Literatura Fantástica Brasileira

Muitos julgam o gênero por ser uma forma de fazer com que a imaginação flua facilmente, mas confesso que esse é o meu gênero literário favorito e quanto mais leio livros fantásticos mais consigo interagir nas histórias... Como toda postagem minha que se preze tem que ter algumas dicas, então vamos conferir?

Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
O que seria dessa postagem se eu não indicasse um livro do tio Rick Riordan?

Picta Mundi
"Já pensou se existisse um universo paralelo dentro de quadros,
repleto de segredos, perigos e aventuras?
Você o enfrentaria por quem ama?
Letícia, sim."
A vida da jovem Letícia virou de cabeça pra baixo após a morte de Raul, seu pai. Até mesmo o colégio onde estuda, o renomado Dippel – um reduto de jovens prodígios, perdeu a pouca graça que tinha. Mas as coisas começam a mudar quando descobre que o desaparecimento de Felipe, o aluno mais promissor do colégio, e a morte de Raul poderiam estar interligados. Daniel, irmão de Felipe, afirma que Raul pode estar vivo, mas, assim como seu irmão, preso em um mundo paralelo dentro de quadros, Picta Mundi. Ao que tudo indica, porém, Raul desaparecera ao procurar os objetos mágicos que os libertariam daquele universo. Agora, somente Letícia pode ajudá-los. Para isso, terá que entrar em Picta Mundi e, junto com Felipe, procurar por seu pai e reunir os itens mágicos. A tarefa não será nada fácil. Em meio a várias aventuras em quadros que retratam momentos da história do Brasil, como os bailes de máscara do início do século XX ou uma aldeia de índios tupinambás no século XVI, eles terão seus conhecimentos e coragem testados em enigmas, passagens secretas, e confrontos com seres perigosos, liderados pelo maligno Donato, que também está atrás dos itens mágicos, mas com o objetivo de usá-los para o mal: dominar Picta Mundi.
Faz um bom tempo que li esse livro e só de olhar essa capa fico babando/relembrando a história! Tem RESENHA aqui no blog é só conferir.

A Guardiã do Fogo
Logo antes de sua avó morrer, Sofia recebe um medalhão de dragão como presente de aniversário. Alguns anos depois, ao ser atacada por uma anja negra, um ser mágico maligno, o poder dentro da garota desperta e ela surge em um Plano diferente do nosso.
Sofia aprende que o medalhão permite que ela manipule o fogo. Ela terá que descobrir como voltar para casa sã e salva, pois uma seita de magas, ureons, e demônios estão à espreita.
Sofia depende de sua própria coragem e da amizade dos seus amigos para vencer os obstáculos e os perigos do caminho, e descobrir quem ela realmente é. Além de encarar um amor impossível.
Será ela capaz de controlar o fogo ou se deixará consumir por ele?
Uma fantasia muito quente que irá fazer você morrer de calor! Venha conferir a RESENHA.

Segredos do Reino
O que uma princesa, um comerciante sem sorte, uma pintora excêntrica, o líder de uma quadrilha, um monge amnésico e um homem depressivo com apenas dez centímetros de altura têm em comum? Bem, por ora apenas um único objetivo: desmascarar o perverso rei Clausius perante a população do reino, destronando-o de uma vez por todas. Conseguirão eles lidar com todos os obstáculos que atravessam seu caminho, incluindo o próprio exército real?
Acompanhe as aventuras (ou desventuras?) de Clarissa e Miguel, e embarque em uma narrativa ágil e surpreendente, repleta de conflitos, suspense e reviravoltas que o farão repensar se tudo é mesmo o que parece ser. Desbrave os territórios mais longínquos de Merquillian, e desvende as conspirações e artimanhas de Clausius, que, até então, eram segredos do reino.
"Há peças demais no xadrez. É hora de chacoalhar o tabuleiro." - Rei Clausius.
O século medieval volto e basta apenas o rei para fazer que tudo aconteça nos mínimos detalhes.
Confira a RESENHA.


Existem tantos outros livros de fantasia que nos deixa animado e esse foi o primeiro contato literário que tive. Aos poucos fui saindo desse conforto literário e agora já li Não Ficção, Ficção, Romance, "vou ler" Distopia, entre outros.

Imagem do site Kalando Atômico


Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado dessa postagem, comentem aí em baixo qual deverá ser o próximo gênero que irei falar se não eu mesmo escolho e se for a sua primeira vez aqui no blog, lhe convido a seguir, se inscrever no canal, curtir a página do blog lá no Facebook, me seguir no "Twitter" "Pinterest" "Instagram" "Amino" "Snapchat" e me adicione no "Skoob" "Goodreads".

No mais é isso, muito obrigado pela sua atenção e até a próxima.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Que demais! finalmente sei como e quando surgiu! muito obrigada por tirar algumas das minhas dúvidas! rs!
    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir
  2. Eu to apaixonada pelo teu blog menino!!! Ele é muito organizado e fofo e com muito conteúdo legaaaal. Já fucei aqui tudo e amei de verdade, juro :O
    Como faz pra seguir mil vezes?

    Próxima Primavera
    Participe do projeto "Grandes e pequenas conquistas de 2016"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Estou muito feliz que tenha gostado Clara... Primeiramente você pode seguir o blog mesmo e tem as redes sociais: Facebook, Instagram, Amino, Twitter, Canal "que está desatualizado mas em breve pretendo voltar com tudo", Skoob, Goodreads e Snapchat "que não posto por que meu celular não tem como mexer nele direito". Sempre que eu achar uma rede social nova estarei levando o blog para ela para cada vez mais aumentar a visualização dele.

      Bjs! Aguardo você e espero que continue me acompanhando.

      Excluir