TAG: Frases de Mãe [Original]

Venha conferir a TAG mais famosa do dia das Mães

Leia mais

Diário de um Cardiopata

Venha conferir alguns capítulos do meu primeiro livro.

Leia mais

Boas Compras

Compre livros e ajude o blog a crescer.

Leia mais

12 julho 2017

Você Sabia? Sou um Designer Gráfico

E aí meus baixinhos queridos! Tudo bem com vocês?
Hoje resolvi vim conversar sobre um assunto que acho que muita gente não sabe, mas está na descrição do meu perfil aqui do blog: EU SOU DESIGNER GRÁFICO.

Primeiramente Design Gráfico ou Projetismo Gráfico se refere à área de conhecimento e prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional. É uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre ‘imagem’ e texto. No início do século XXI a participação do design gráfico expandiu para os meios digitais, sendo utilizado na criação de sites, portais eletrônicos, softwares e diversas outras áreas relacionadas ao Design Digital.

Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo designer gráfico que estende a sua área de ação aos diversos meios impressos e digitais de comunicação, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplicações "As duas opções marcadas abaixo se refere ao que faço":

  • Identidade Corporativa (Branding);
  • Design de Embalagem (ou Packaging Design);
  • Design Editorial;
  • Design Digital;
  • Web Design;
  • Design de Interação;
  • Design de Games;
  • Sinalética (ou Sinalização);
  • Tipografia;


A função de um designer gráfico é atribuir significados ao artefato por meio de sua aparência, ou seja, o profissional induz o usuário a ver o artefato de determinada maneira, associando-lhe conceitos abstratos como estilo, status, identidade. O designer gráfico é, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho, mas não só. Tem como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade técnica à crítica e ao repertório conceitual, sendo fornecedor de matéria-prima intelectual, baseada numa cultura visual, social e psicológica. Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objetivo comunicacional alcançado quase sempre por meio de metodologias projetuais que o auxiliam a projetar.

O estudo do design gráfico sempre esteve ligado a outras áreas do conhecimento como a psicologia, teoria da arte, comunicação, ciência da cognição, entre muitas outras. No entanto o design gráfico possui um conhecimento próprio que se desenvolveu através da sua história, mas tem se tornado mais evidente nos últimos anos. Algo que pode ser percebido pela criação de cursos de doutorado e mestrado, específicos sobre design, no Brasil e no resto do mundo. [Leia +]


Essa profissão surgiu mais ou menos em 2012. Me aperfeiçoei e desde então vivo mexendo com esse meio de tecnologia. A mesma me trouxe a possibilidade de poder criar imagens para colocar aqui no blog, além claro de fazer criações de capas para livros.

Caso esteja perdido! Eu também faço programação de sites e me encaixo como Programador PHP que me ajudou a desbravar o blogger sozinho aprendendo a me adaptar ao código imposto pelo Google... Quero a partir de hoje que vocês me façam perguntas referentes a assuntos que tem haver tanto com livros quanto com essas profissões que citei, pois percebo que muitos de vocês ficam sem saber o que fazer quando se refere a criação de imagens.

Quero começar a ajudar vocês dando dicas de como podem fazer uma capa para seu livro sem precisarem correr atrás de alguém que faz a mesma por um preço bacana, pois sabemos que só a mão de obra é cara e se fizermos por conta própria economizaremos e muito.

Eu sou cursado nessa profissão e tenho uma boa experiência com esse quesito. Já me surgiu até oportunidade de ser instrutor, mas recusei por que não sentia tão confiante assim para ensinar as outras pessoas a mexerem em programas que se refere ao que faço.

Então não perca tempo e divulgue essa postagem, além de deixar sua pergunta que estarei respondendo tudo que perguntarem! OK?


Então era isso! Espero que tenham gostado e como pedido comentem aí em baixo. Se for a sua primeira vez aqui no blog, lhe convido a seguir, se inscrever no canal, curtir a página do blog lá no Facebook, me seguir no "Twitter" "Pinterest" "Instagram" "Snapchat" e me adicionem no "Skoob" "Goodreads" "Google +".

No mais é isso, muito obrigado pela sua atenção e até a próxima. Tchaau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Um baixinho nos Livros - 2017. Todos os direitos reservados. - Criado por: Marcio Silva. - Tecnologia do Blogger. imagem-logo