TAG: Frases de Mãe [Original]

Venha conferir a TAG mais famosa do dia das Mães

Leia mais

Diário de um Cardiopata

Venha conferir alguns capítulos do meu primeiro livro.

Leia mais

Boas Compras

Compre livros e ajude o blog a crescer.

Leia mais

20 abril 2018

Especial: José J. Veiga

Fala aí pessoal! Quem aí quer mais um especial?
Hoje eu escolhi o autor José J. Veiga e espero que gostem dessa homenagem.


José Veiga, conhecido como José J. Veiga, (Corumbá de Goiás, 1915 – Rio de Janeiro, 1999) foi um escritor brasileiro, considerado um dos maiores autores em língua portuguesa do realismo fantástico. A crítica política e social em seus livros é eivada de lirismo, mas não por isso menos incisiva.

Biografia

José J. Veiga tem raízes rurais, ao ter nascido em 1915, na Fazenda Morro Grande, município de Corumbá de Goiás, em Goiás. A região natal, o lugar da infância, deixou marcas indeléveis na obra de Veiga. Estreou-se na literatura um pouco tarde, aos 45 anos de idade, com o livro ganhador do prêmio, Fábio Prata em 1959, Os cavalinhos de Platiplanto, contendo doze contos.

Teve seus livros publicados nos Estados Unidos, Inglaterra, México, Espanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e Portugal. Ganhou, pelo conjunto de sua obra, a versão 1997 do Prêmio Machado de Assis, outorgado pela Academia Brasileira de Letras.

Hoje, a rodovia GO-225, que liga Corumbá de Goiás a Pirenópolis, tem seu nome. Faleceu de câncer no pâncreas e complicações causadas por uma anemia. A 31 de janeiro de 1999, sua obra "A Hora dos Ruminantes" foi incluída, por um júri escolhido pelo jornal mais influente de Goiás, O Popular, na lista dos 20 livros mais importantes de Goiás no século XX, tornando-se assim obra canônica.

No final do ano de 2014 a Companhia das Letras, detentora dos direitos autorais do escritor começou a reeditar os seus livros, a começar por "Os Cavalinhos de Platiplanto" e "A Hora dos Ruminantes", e prepara para 2015 todos os demais volumes de sua bela obra.

Para conhecer mais sobre a obra desse importante escritor vale uma visita à biblioteca do Sesc Centro, em Goiânia. Ela abriga o Espaço José J. Veiga. São 1.772 volumes catalogados nesse acervo particular, o que demonstra a importância dada por Veiga à leitura. São títulos em português, inglês e espanhol que identificam uma trajetória de leitura que exerceu uma forte influência em sua própria obra. Junto aos livros, há dezenas de documentos que englobam originais de romances, contos, artigos para jornal, além de cartas recebidas. Entre as prateleiras dispostas no Espaço José J. Veiga é possível encontrar cópias de seus textos adaptados para o cinema, o teatro e a televisão. O espaço foi inaugurado em 2007.





Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado dessa postagem, comentem aí em baixo o que acharam e se for a sua primeira vez aqui no blog, lhe convido a seguir, se inscrever no canal, curtir a página do blog lá no Facebook, me seguir no "Twitter" "Pinterest" "Instagram" "Snapchat", me adicionem no "Skoob" "Goodreads" "Google +" e não esqueçam de compartilhar essa postagem "além de convidar seus amigos para ler" que irá me ajudar muito a crescer/ser conhecido.


No mais é isso, muito obrigado pela sua atenção e até a próxima. Tchaau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Um baixinho nos Livros - 2017. Todos os direitos reservados. - Criado por: Marcio Silva. - Tecnologia do Blogger. imagem-logo