TAG: Frases de Mãe [Original]

Venha conferir a TAG mais famosa do dia das Mães

Leia mais

Diário de um Cardiopata

Venha conferir alguns capítulos do meu primeiro livro.

Leia mais

Boas Compras

Compre livros e ajude o blog a crescer.

Leia mais

11 março 2019

Resenha #71: O menino da lista de Schindler

E aí meus baixinhos queridos! Tudo bem com vocês?
Como diz o título, hoje vim falar do livro O Menino da Lista de Schindler que peguei emprestado da minha tia o ano passado e só agora terminei de ler (risos). Mas enfim, espero que gostem e vamos lá?

O Menino da lista de Schindler
Autor: Leon Leyson com Marilyn J. Harran e Elisabeth B. Leyson
Págs: 256
Formato: 14 X 21
Editora: Rocco
Lançamento: 2014
Sinopse: Misto de biografia e romance de formação, O menino da lista de Schindler acompanha a trajetória de Leon Leyson, o mais jovem integrante e um dos últimos sobreviventes da famosa lista de judeus salvos pelo empresário alemão Oskar Schindler durante a Segunda Guerra Mundial. Intenso como O diário de Anne Frank, o livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores depois de alcançar a prestigiosa lista dos mais vendidos do jornal The New York Times, e oferece uma perspectiva única do Holocausto. Um relato emocionante, corajoso e humano que precisa ser contado às novas gerações.

Nesta obra iremos conhecer Leon um menino judeu que nasceu antes do início da segunda guerra mundial. Seu pai e sua mãe viviam tranquilamente com seus filhos até que ele recebe uma proposta de trabalho bem onde estaria para ocorrer a guerra e lá foi ele primeiro para conseguir um lugar para quando pudesse levá-se sua família.

Leon era um menino muito esperto e dava muito orgulho para sua família. Tempo se passou e enfim Leon, sua mãe e seus irmão foram morar com seu pai, tudo ia tão bem até que a guerra estourou e aqueles que tinham capacidade eram recrutados para a guerra, mas os judeus eram diferentes "para um local onde ninguém sabia onde era".

Quando crescerem, crianças, vocês entenderão
Quantas lágrimas há nessas letras
E quanta lamentação.

A família de Leon escapara, pois o homem da casa "pai de Leon" conseguiu um emprego e com isso conseguiu a permanência de sua família. Como Leon era novo, ingressou na escola e aprendeu a língua locar, ou seja, Alemão. Se comunicava perfeitamente, mas sempre tinha um olho virado por ele ser estrangeiro.

Tudo muda novamente quando o exercito invade e começa a levar os judeus, por dias Leon, sua mãe e sua irmã conseguiram se esconder, mas não por muito tempo. Dias depois todos os judeus são obrigados a saírem do local e levados para um portão, onde Leon foi barrado por várias vezes até conseguir adentrar.

Faça o que mandam.
Não crie confusão.
Mostre seu valor.
Sobreviva.

O local era horrível e ele tinha que trabalhar arduamente sem ao menos estar perto de sua família, por muitas vezes passava fome, se saísse de sua cama a perdia e assim sucessivamente. Até que um dia Oskar Schidler recruta uma boa quantia de judeus para trabalhar para ele e graças ao pai de Leon, sua família estava nessa lista "sim a família dele estava nesse local".

E é a partir dai que a história acontece, anos de puro trabalho sem ao menos saber quando será o dia de amanhã.


E o que posso falar desse livro? Já li livros de guerra, mas nenhuma baseada em fatos reais. De início eu tava meio receoso quando minha tia me emprestou a obra e para saber do que se tratava resolvi pesquisar na internet e me deparei com o que li.

Quem diria que um menininho conseguiria enfrentar anos de puro trabalho "vamos ser curto e grosso: escravidão" para tentar sobreviver. Vi que por mais que ele não podia, fazia de tudo para cumprir o objetivo e ganhar a admiração de uma pessoa que tão pouco imaginava que ele existia.

Leon no meu ver era um menino doce e inocente que aprendeu na vida o que é amar a própria família, lutando para tentar deixar ela unida por mais que as circunstâncias não deixavam. Senti e muito o que se passava e por várias vezes me imaginava no lugar dele pensando "por que o ser humano tem que ser tão cruel?" e seguia vendo a batalha do menininho.

Confesso que estou tentando não largar Spoiler para não estragar a leitura de vocês, mas posso falar que essa obra é muito emocionando e vai amolecer o mais duro dos corações. Falo isso por que é de chocar o quanto a guerra foi sofrida e muitas pessoas perderam a vida por causa de coisa fútil/inútil.

Só tenho que dar cinco estrelas e mega recomendar. A obra em si é demais, tem mapa, a fonte é ótima, no início de cada capítulo tem um borrão com o desenho de pássaros voando, foi muito bem revisado e tem algumas fotos no final do livro para mostram quem é quem.

Essa obra é mais um relato do que uma história por que contam a vida desse menino. Não tem foto do autor, o interior da capa é alaranjado e o capítulo em si está com o número escrito "tipo: UM". Em si o autor fez um ótimo trabalho reunindo todas essas notações e fazer dela uma obra para ficar registrada pelo resto da eternidade e assim todos conhecerem o quão corajoso foi esse menino.

Quanto a Schidler, temos poucas descrições dele. Leon o descrevia como gentil e farrista por que ele adorava dar festa em seu escritório e por vezes o chamava para dar uns belos lanches. Já a família dele sempre se entregava para o que os alemães pedia sem pestanejar com medo de serem mortos até conhecerem o tão famoso Schidler que os dava atenção e isso foi mais ou menos o que pude entender dessa obra.



No mais é isso pessoal! Espero que tenham gostado dessa postagem, comentem aí em baixo o que acharam e se for a sua primeira vez aqui no blog, lhe convido a seguir, se inscrever no canal, curtir a página do blog lá no Facebook, me seguir no "Twitter" "Instagram", me adicionem no "Skoob" "Goodreads" e não esqueçam de compartilhar essa postagem "além de convidar seus amigos para ler" que irá me ajudar muito a crescer/ser conhecido.


No mais é isso, muito obrigado pela sua atenção e até a próxima. Tchaau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©Um baixinho nos Livros - 2017. Todos os direitos reservados. - Criado por: Marcio Silva. - Tecnologia do Blogger. imagem-logo